Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Aerdna no Mundo?

A definição da palavra "mundo", não é restrita. A minha preferida, engloba os vàrios conjuntos de realidades concretas e imaginadas. Aqui veremos o mundo pela escrita de Aerdna.

Aerdna no Mundo?

A definição da palavra "mundo", não é restrita. A minha preferida, engloba os vàrios conjuntos de realidades concretas e imaginadas. Aqui veremos o mundo pela escrita de Aerdna.

Ensino através da internet?

 

 

 

 

 

Avatar EDUC (2).jpg

 

Mail enviado em 21.10.2014 às 10:46.

 

Assunto: Devemos trocar o actual sistema de ensino com o professor presente, por um com o professor atràs de uma Webcamera?

 

"Bom dia,

 

  Pessoalmente esse investimento deve ser feito. Acho que o conhecimento deve estar ao alcance de todos. Todos temos direito a escolher e para isso é preciso conhecer. Mas concordo com este tipo de ensino à distância, como complemento da educação com presença física.

  Preocupa-me muito o afastamento das pessoas fisicamente. Estamos a ganhar muitos conhecimentos mas a "desaprender” a conviver.   Somos humanos e como tal capazes do magnífico, mas também do horrendo. E eu acredito que aprender a superar o nosso lado mais obscuro, se faz convivendo, trocando e vivenciando experiências com os outros. 

  O professor atrás de câmara fica condicionado: que desliguem, má conexão, o ângulo onde se perdem expressões e gestos tão importantes para se perceber se a mensagem está a ser bem recebida, ….

  Também acredito que o sistema de ensino actual está errado: ao ensinar todos da mesma forma, quando cada um de nós é um ser original e único. E aprender a lidar com a nossa exclusividade de forma a respeitar-nos e aos outros também precisa de convívio.

 

  Lembram-se da telescola? Por algo foi retirada das escolas. E tinha a presença de um professor e de alunos.

 

  Numa actualidade, em que Portugal coloca as suas crianças os dias inteiros em instituições  desde os 4 meses de idade, privando-os do contacto com os progenitores e familiares. E podem dizer-me: “Mas os pais estão com eles à noite e ao fim de semana?” Sim. Mas cansados e sem paciência para ensinar o que quer que seja muito menos a conviver de forma saudável. As nossas crianças estão a crescer com esse exemplo de pessoas  cansadas e zangadas a conviver entre si. O mundo pode e deve ser muito melhor que isto.

 

  Não concordo com o actual modelo de ensino. Sou da opinião que se pode fazer mais e melhor. Temos capital humano e ferramentas para isso. Nos recursos financeiros, considero-me leiga, mas creio que se existisse uma escola democrática onde os políticos  fossem ensinados a governar e a usar os recursos que lhe são confiados, estes recursos apareceriam. Afinal todas as outras profissões ligadas à gestão são alvo de licenciatura (podemos discutir a forma como estas licenciaturas são feitas, mas noutra ocasião). Nesta equação falta a vontade colectiva.

 

  Escola na internet? Sim. Mas sempre como complemento ou ferramenta de apoio. Podem encontrar uma forma de contornar este problema que vos apresento e chegar a uma solução que a mim não me ocorre no momento.

 

   Desculpem colocar-me a opinar quando ninguém me perguntou. Mas achei que seria importante. Este assunto da educação preocupa-me muito.  Disse o Sr. Nelson Mandela:

 

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas de que dispomos para mudar o mundo."

 

  Eu subscrevo e concordo. Acredito que se estão dispostos a fazer um bom trabalho, também saberão receber uma opinião. Afinal essa é a essência da liberdade e da rede (internet): qualquer um, em qualquer lugar e em qualquer altura tem direito a usar a sua voz.

 

 

Despeço-me esperando não ter sido inconveniente. Desejo-vos um bom trabalho."

 

"Maria Aerdna"